quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PROPOSTA 01 - 4º BIMESTRE 2015

Após a leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Refugiados frente às “mazelas” do mundo: como enfrentar esta situação?, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

Fotografia: Garoto Sírio encontrado afogado em praia. Fotografa Nilüfer Demir. Publicada em 03 Setembro 2015.
“Para explicar esse êxodo gigantesco, os sírios recorrem mais ou menos às mesmas palavras: "Perdemos toda a esperança". Uma fórmula que abarca uma série de razões, nas quais se misturam a intensificação do conflito - o motivo número 1 da fuga-, mas também fatores conjunturais, como as restrições crescentes impostas pelos países vizinhos da Síria, a campanha de alistamento militar lançada pelo regime de Bachar Al-Assad e o esgotamento da ajuda humanitária”.


TEXTO II


 Quadro: Retirantes (1944) - Cândido Portinari - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm



“O sabiá no sertão
Quando canta me comove
Passa três meses cantando
E sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação
De só cantar quando chove
(...)
Meu povo não vá simbora
Pela Itapemirim
Pois mesmo perto do fim
Nosso sertão tem melhora
O céu tá calado agora
Mais vai dar cada trovão
De escapulir torrão
De paredão de tapera”.
Fonte: Cordel do Fogo Encantado – Chover (ou Invocação Para Um Dia Líquido) – álbum Cordel do Fogo Encantado (2001).




TEXTO III



Fotografia: Sebastião Salgado – Livro Êxodos (2001).

 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito”.
Biblia: Êxodo 3:7-10 .


TEXTO IV

“A violência a que estão submetidos os Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul é resultado de um processo histórico recente, de desumanização e desrespeito à legislação brasileira, iniciado no governo de Getúlio Vargas. Os mais velhos são testemunhas vivas da invasão de suas terras. Em 1943, quando o governo Vargas criou a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND), os Kaiowá viviam em suas terras de maneira tradicional, ou seja, em pequenas comunidades com até 100 famílias articuladas por redes de relações socioculturais e ambientais. Como parte do programa “Marcha Para o Oeste”, o governo Vargas incentivou a invasão dessas terras por colonos e fazendeiros”.



INSTRUÇÕES:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito com caneta de tinta PRETA, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
• A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
• A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.




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