Prezado
(a) vestibulando (a),
Nos
últimos vestibulares, as propostas de redação da UECE vêm tomando por base o
pressuposto de que o ideal universitário são as ideias. Diante disso, um dos
requisitos para a admissão de novos alunos é a capacidade de escrever, de forma
ética, sobre temas importantes para a vida em sociedade. Como aspirante a uma
vaga na Universidade, você deve refletir, nesta prova de redação, sobre a
temática geral A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA
VIDA DOS JOVENS. Para isso, adote os seguintes procedimentos:
1.
Leia
os textos abaixo, cujo conteúdo se relaciona a essa temática de forma direta ou
indireta e poderão subsidiar sua reflexão.
2.
Observe
a sugestão de escrita que é apresentada depois do texto de apoio e desenvolva
sua redação.
A influência da música na vida do jovem
Bárbara Fortes e Carolina Woods
A
música está presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos e muitos
de nós não percebe o quão influente ela pode ser. Quando somos bebês, nos
cantam canções de ninar para nos acalmar. Quando crianças, ouve-se o que nossos
pais ouvem, o que, normalmente, forma uma “base” para o futuro gosto musical da
pessoa.
Na
adolescência, esse gosto musical já não se baseia mais nos pais, mas sim no
grupo com o qual o jovem convive, no que a mídia apresenta e julga como bom. Os
grupos se formam através da afinidade de gostos – pensam do mesmo jeito, saem
para os mesmos lugares, se vestem com as roupas das mesmas lojas. E onde entra
a música nisso? Os ídolos se tornam a referência dos jovens, influenciando no
modo de agir, pensar, se vestir e até com quem você vai andar. Na maioria das
vezes, isso é inconsciente, pois a adolescência é a época de buscar a sua
identidade (e formar o seu caráter). Quando se percebe que a dificuldade em
encontrar essa individualidade é muito mais difícil do que se imaginava, a
saída encontrada é se espelhar em outras pessoas que você admira, que você
“gostaria de ser quando crescer”.
Essa
fixação pode ter seu lado bom ou seu lado ruim. Se o artista faz caridade, isso
pode levar o fã a fazer o mesmo. Mas se o artista é visto usando drogas, o fã
também pode acabar seguindo sua atitude. Assim, o jovem segue as atitudes dessas
“pessoas-espelho” ou até mesmo do que é dito na música desse ídolo de pés de
barro.
Ratos, Música e Aprendizado
(...)
Suas escolhas musicais também podem afetar sua capacidade de realizar tarefas
ou aprender. Dois pesquisadores exploraram essa relação, estudando os efeitos
da música e do ritmo sobre o sistema nervoso de ratos. Durante oito semanas, um
grupo de ratos ouviu constantemente valsas de Strauss (uma música altamente
organizada e ordenada), enquanto um segundo grupo ouviu sons desarmoniosos na
forma de tambores contínuos. Um terceiro grupo foi deixado em silêncio.
Depois
de oito semanas, os ratos foram colocados num labirinto para procurar alimento.
Os ratos do segundo grupo vagaram sem nenhum
senso de orientação — “uma indicação clara de que estavam com problemas de
aprendizagem” — e demoraram muito mais para achar a comida do que no início do
estudo. Os ratos expostos “aos sons caóticos não só desenvolveram dificuldades
na aprendizagem e na memória, (…) mas também sofreram mudanças estruturais nos
neurônios”. O diagnóstico dos pesquisadores é muito interessante: “Cremos que
os ratos estavam tentando fazer um tipo de compensação a esse bombardeio
constante de ruídos desarmônicos. (…) Estavam lutando contra o caos”.
Qual
seria um exemplo de “caos” em algumas músicas de hoje — coisas que poderiam
impedi-lo de aprender de modo eficaz? Pode dizer respeito ao ritmo e à batida
da música (como no caso dos ratos) ou com a letra ou as mensagens apresentadas.
O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A
sociedade sofre uma transformação sutil, mas profunda. Ela se torna cada vez
mais permissiva com respeito ao que aceita como entretenimento. Em consequência
disso, grande parte da música executada pelos artistas populares de hoje parece
destinada mais a provocar tumulto do que a pacificar; mais a acirrar os ânimos
do que os acalmar”.
Disponível em https://www.lds.org/youth/article/the-influence-of-music?lang=por / Acesso em
05/06/2015
A
crônica é uma narrativa condensada que focaliza um flagrante da vida, pitoresco
e atual, real ou imaginário. Imagine que você é um escritor da Revista de
Literatura José de Alencar e produza uma CRÔNICA NARRATIVA, com base em um
jovem e sua relação com a música.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
1. Mínimo 20 linhas; máximo 25 linhas.
2. Siga a estrutura da CRÔNICA NARRATIVA.
3. Caneta de tinta azul ou preta.
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