terça-feira, 6 de maio de 2014

PROPOSTA 04 - A valorização da mulher na sociedade contemporânea

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa sobre o tema A valorização da mulher na sociedade contemporânea. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

TEXTO I

Proibição em universidades acirra debate sobre direitos das mulheres no Irã

Mais de 30 instituições adotaram novas regras excluindo alunas do sexo feminino de quase 80 diferentes cursos.

A decisão de restringir a participação feminina em diversos cursos em universidades do Irã, no momento em que se inicia o novo ano acadêmico, vem provocando uma ampla discussão sobre os direitos das mulheres à educação no país - e o impacto de longo prazo que essas restrições podem ter.
Mais de 30 universidades adotaram novas regras excluindo as mulheres de quase 80 diferentes cursos acadêmicos.
As restrições englobam uma desconcertante variedade de cursos, de engenharia, física nuclear e ciência da computação a literatura inglesa, arqueologia e negócios.
Nenhuma razão oficial foi dada para a decisão, mas ativistas como a advogada e Nobel da Paz Shirin Ebadi alegam que é parte de uma política deliberada das autoridades iranianas para excluir as mulheres da educação.
'O governo iraniano está usando várias iniciativas (...) para restringir o acesso das mulheres à educação, impedi-las de serem ativas na sociedade e mandá-las de volta para casa', disse Ebadi à BBC. [...]


TEXTO II

‘Lei antibaixaria’ é aprovada na Bahia; projeto limita músicas contra violência

O projeto de lei (PL) 19.237/11 foi aprovado ontem pela Assembleia Legislativa da Bahia. Conhecido como a “Lei Antibaixaria”, o texto proíbe que eventos públicos, financiados pelo governo, contratem artistas que ”desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento” em suas músicas. Homossexuais também são mencionados como sujeitos de violência nas canções.
A deputada Luiza Maia (PT), autora da ação, avisou no fim da sessão que enviará um “kit antibaixaria” para os 417 prefeitos e presidentes de Câmara do estado. A aprovação do projeto foi comemorada com uma apresentação da banda “A Mulherada” no plenário. A “Lei Antibaixaria” ainda precisa ser aprovada pelo governador Jaques Wagner (PT) para entrar em vigor.
Uma das músicas citadas pela deputada se chama ‘Late’, da banda Black Style:  ”são letras que estão sempre rebaixando a mulher”, defendeu.
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/lei-antibaixaria-e-aprovada-na-bahia/

TEXTO III

Me Dá a Patinha

Black Style Compositor: Robison

(Letra da música na proposta)

INSTRUÇÕES:
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
O texto definitivo deve ser escrito com caneta de tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário