Com base na leitura dos seguintes textos motivadores
e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa sobre o
tema A valorização da mulher na sociedade
contemporânea. Selecione, organize e relacione, de forma coerente
e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista, sem ferir os
direitos humanos.
TEXTO I
Proibição em universidades acirra debate sobre direitos
das mulheres no Irã
Mais de 30 instituições adotaram novas
regras excluindo alunas do sexo feminino de quase 80 diferentes cursos.
A decisão de restringir a
participação feminina em diversos cursos em universidades do Irã, no momento em
que se inicia o novo ano acadêmico, vem provocando uma ampla discussão sobre os
direitos das mulheres à educação no país - e o impacto de longo prazo que essas
restrições podem ter.
Mais de 30 universidades
adotaram novas regras excluindo as mulheres de quase 80 diferentes cursos
acadêmicos.
As restrições englobam uma
desconcertante variedade de cursos, de engenharia, física nuclear e ciência da
computação a literatura inglesa, arqueologia e negócios.
Nenhuma razão oficial foi dada
para a decisão, mas ativistas como a advogada e Nobel da Paz Shirin Ebadi alegam
que é parte de uma política deliberada das autoridades iranianas para excluir
as mulheres da educação.
'O governo iraniano está usando
várias iniciativas (...) para restringir o acesso das mulheres à educação,
impedi-las de serem ativas na sociedade e mandá-las de volta para casa', disse
Ebadi à BBC. [...]
TEXTO II
‘Lei antibaixaria’ é aprovada na Bahia; projeto limita músicas contra
violência
O
projeto de lei (PL) 19.237/11 foi aprovado ontem pela Assembleia
Legislativa da Bahia. Conhecido como a “Lei Antibaixaria”, o texto proíbe que
eventos públicos, financiados pelo governo, contratem artistas
que ”desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à
situação de constrangimento” em suas músicas. Homossexuais também são
mencionados como sujeitos de violência nas canções.
A
deputada Luiza Maia (PT), autora da ação, avisou no fim da sessão que enviará
um “kit antibaixaria” para os 417 prefeitos e presidentes de Câmara do estado.
A aprovação do projeto foi comemorada com uma apresentação da banda “A
Mulherada” no plenário. A “Lei Antibaixaria” ainda precisa ser aprovada pelo
governador Jaques Wagner (PT) para entrar em vigor.
Uma das
músicas citadas pela deputada se chama ‘Late’, da banda Black Style: ”são
letras que estão sempre rebaixando a mulher”, defendeu.
Fonte:
http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/lei-antibaixaria-e-aprovada-na-bahia/
TEXTO III
Me Dá a Patinha
Black Style Compositor: Robison
(Letra da música na proposta)
INSTRUÇÕES:
• O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto
definitivo deve ser escrito com caneta de tinta preta, na folha
própria, em até 30 linhas.
• A redação com até 7 (sete)
linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
• A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
• A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
• A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas
copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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