Com base na leitura dos seguintes textos motivadores
e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa sobre o
tema O esporte como ferramenta de inclusão social. Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a
defesa do seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.
TEXTO I
Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos
diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é
utilizado ao fazer referência
à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino
regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas,
que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como: condições
socioeconômicas, gênero, raça, falta de acesso a tecnologias (exclusão digital).
A inserção dessas pessoas que se encontram a margem
da sociedade ou o acesso as tecnologias aos excluídos digitais ocorre,
geralmente, por meio de projetos de inclusão social, o que reforça a utilização
desse termo.
TEXTO II
O esporte é uma importante
arma social para melhor desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e
fazer com que estes exercitem não somente o corpo, mas também a mente, para que
possam obter resultados mais expressivos na sua vida, seja ela profissional,
estudantil ou dedicada ao lazer.
Segundo a definição do
dicionário Houaiss, “esporte é a atividade física regular, com fins de
recreação e/ou manutenção do condicionamento corporal e da saúde”.
A prática regular do esporte,
além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão
social, que inclui um ciclo de amizades e diversão.
O Deputado Federal Valadares
Filho, PSB/SE, propôs uma emenda à Constituição que pretende incluir o esporte
no rol dos direitos sociais, previstos no artigo 6º de nossa Carta Magna. No
texto da PEC 201/2007, o Deputado, com méritos, afirma que:
“A importância do esporte é
reconhecida universalmente e sua prática raramente deixa de beneficiar o seu
praticante – seja criança, jovem, adulto ou idoso – com uma boa saúde física e
mental. Todos os esportes são bons e o seu uso depende de como praticá-lo e sua
finalidade.” [...]
Um exemplo de que o esporte
está atingindo grandes dimensões é o elevado número de cursos voltados para a
área esportiva, que exige profissionais altamente capacitados, nos ramos da
Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Administração de empresas, Educação física,
entre outros.
FONTE: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7467
TEXTO III
Transforma
é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando
oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os
Valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se
nos Jogos.
O
programa oferece material didático de referência sobre os Movimentos Olímpico e
Paralímpico (como História, Jogos, simbologia e valores) e sugestões de
experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda
cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades
multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano
letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam o protagonismo e a
criatividade dos alunos.
FONTE:
http://www.rio2016.com/educacao/transforma
TEXTO IV
Por meio do esporte, ONGs de todo
o país promovem inclusão social
Mais do que atletas, projetos têm o
objetivo de formar cidadãos
12/10/2013 07h10 -
Atualizado em 12/10/2013 10h27
Projetos sociais que têm o
esporte como ferramenta de inclusão social são um importante aliado na formação
de crianças e adolescentes. Nas diferentes modalidades o trabalho resgata
valores que são fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem dos
jovens, seja no futebol, no basquete, ou no vôlei. Tanto que, no Brasil, é
grande o número de instituições do terceiro setor que se dedica a atividades na
área; e até esportes pouco populares por aqui, como badminton e hockey de
grama, por exemplo, estão presentes em iniciativas nos diferentes estados do
país.
A maioria dos projetos sociais é
destinado a alunos da rede pública de ensino e tem como principal requisito o
comprovante de frequência escolar. No Rio de Janeiro, desde 2001, o projeto Vem Ser ensina basquete e hockey sobre a grama para meninas, de 7
a 19 anos, da rede pública de ensino. As atividades acontecem na sociedade
Germânia, no bairro da Gávea e no complexo da Rocinha, em São Conrado.
O professor do Departamento de
Psicologia da PUC Rio e idealizador do projeto, Raphael Zaremba, afirma que o
esporte além de ser um grande aliado na socialização das alunas contribui
também no rendimento escolar. “O basquete requer atenção, pensamento rápido,
respeito e isso vale dentro e fora da quadra. Estes estímulos são aplicados no
dia a dia, e elas entendem que se querem tirar uma boa nota precisam se
esforçar, são lições do esporte”, ressalta Zaremba. O psicólogo defende que o
esporte abre portas e cria oportunidades para as atletas, seja como atleta ou
não. [...]
Em Fortaleza, no Ceará, o Projeto Arca desenvolve em suas duas sedes,
diferentes atividades com crianças e jovens, entre oficinas pedagógicas e
esportivas. A Arca é dividida em dois núcleos, um em Caucaia, onde durante o
ano quatro esportes diferentes são eleitos para treino, e o outro na Barra do
Ceará, Fortaleza, em que as crianças podem aprender a surfar. Segunda a
diretora do Arca, Milza Raadsen, o projeto concilia as atividades com jogos
pedagógicos de escrita e leitura. [...]
INSTRUÇÕES:
•
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
•
O texto definitivo deve ser escrito com caneta de tinta preta, na folha
própria, em até 30 linhas.
•
A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
•
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
•
A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
•
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número
de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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